A origem do Sol

*Mito Tikuna

Ilustração Bruna Assis Brasil

Essa história vem da região amazônica. Ela conta que o Sol, esse que brilha no céu, já foi um rapaz forte e muito bonito. Aconteceu assim…

Há muitos e muitos anos, houve uma festa na aldeia onde um lindo rapaz morava, a “festa da moça nova”, um ritual que celebra a passagem das meninas indígenas de crianças a “moças” ou “jovens mulheres”. Era dia de música, dança, bebida e comida à vontade. E todos, é claro, caprichariam nas pinturas do corpo com a tinta vermelha a base de urucum, fruto do urucuzeiro.

Pois bem, o belo rapaz quis ajudar sua tia no preparo da tinta. Entrou na mata, trouxe madeira vermelha de muirapiranga, cortou a lenha e acendeu o fogo, no qual a velha senhora pôs a ferver o urucum para que todos pudessem se pintar. Mas a tia do moço não era uma pessoa muito feliz. Era maldosa e ranzinza. O rapaz se dedicava à tarefa de buscar mais e mais lenha para o fogo e, mesmo assim, ela não parava de reclamar.

Admirado com o caldo vermelho borbulhando, ele perguntou à tia se poderia provar da tinta. A mulher impaciente disse que sim. Insistiu para ele beber uma grande quantidade, garantindo que o gosto era bom e que não lhe faria mal. No fundo, porém, ela queria que ele passasse mal, fosse embora logo e a deixasse sozinha.

O rapaz bebeu e, conforme engolia a tinta quente, ia ficando vermelho, cada vez mais vermelho, extremamente vermelho, até que ficou em chamas! A tia, espantada, viu o sobrinho virar uma bola de fogo, subir ao céu e sumir entre as nuvens.

E foi assim que um jovem indígena se tornou o Sol, que aquece e ilumina o mundo todo.

*Essa lenda tem origem entre os Tikuna (ou Tukuna), o mais numeroso povo indígena da Amazônia brasileira. A região que ocupam fica na fronteira com o Peru, próximo ao Vale do Rio Solimões, no estado do Amazonas.

Matéria publicada em 05.04.2023

COMENTÁRIOS

  • Marcelo

    Muito interessante!

    Publicado em 30 de agosto de 2023 Responder

  • ESCOLA CASA VIA MAGIA LTDA

    Somos alunas do 4º ano da Via Magia, e gostamos muito da lenda. Porque achamos um jeito original de explicar a origem do Sol.

    Publicado em 30 de outubro de 2023 Responder

  • manuela maia serra almeida cruz

    olá, sou aluna do 3º ano c, eu ami como os indíginas pensão sobre a origem do sol

    Publicado em 17 de abril de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.