Comida de planta

O que faz uma planta crescer? Será que planta come? Ah, essa é boa! Mas, se a planta não come, de onde vêm os nutrientes que a fazem crescer?

Essa pergunta já ficou martelando na cabeça de muitos cientistas. E cientista, quando quer responder perguntas, quase sempre, faz experimentos. Só que antes, ele cria uma hipótese, que é uma resposta imaginada para a pergunta, e que vai ser testada com um experimento para saber se é verdadeira ou não. Vem ver!

Ilustrações Marcelo Pacheco

A história da pergunta

Há muitos e muitos anos, por volta de 1600, um botânico belga, chamado Jean Baptiste van Helmont, se perguntou o que fazia uma planta crescer. A hipótese dele era de que a planta retirava seus nutrientes da terra. E o que ele fez? Foi testar a hipótese com um experimento.

Ele colocou, num vaso, 90 quilos de terra bem seca. Em seguida, pesou o vaso com a terra e obteve 90,72 quilos na balança. Então, plantou no vaso uma muda de salgueiro, que pesava 2,27 quilos. Durante cinco anos, ele regou a planta com água da chuva e mais nada. Depois desse tempo, ele retirou a planta do vaso – ela tinha crescido bastante! –, pesou a planta, o vaso e a terra. O que ele descobriu?

Andrea Da Poian
Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis
Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.