É errando que a gente acerta!

Nesse jogo, a bola segue sempre pelo caminho certo.

Pode existir um jogo em que ao errar você acerta? Parece impossível, já que errar é o contrário de acertar, não é mesmo? Mas vamos ver esse jogo. Acho que você vai gostar!

Imagine uma mesa de sinuca (ou bilhar) que, em vez de ter um formato retangular, seja oval. Nesta mesa, há dois lugares marcados e especiais em que são colocadas uma bolinha vermelha e outra verde, como mostra a figura.

Gráfico Marina Vasconcelos

pedro_roitman

Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília

Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Cocôs cheios de história

Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!

Nem sempre gigantes…

Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...