Esferas misteriosas

Um passeio na praia, um encontro inesperado e uma revelação incrível!

Misteriosas esferas encontradas na praia. O que seriam?
Foto Henrique C. Costa

Durante as férias, eu estava caminhando à beira da praia quando notei algo estranho no chão. Tinha o formato de esfera e o tamanho de um ovo de galinha. A textura lembrava borracha e havia um líquido dentro, que vazava por um buraquinho.

Logo adiante, encontrei mais uma, duas, três… muitas esferas! Pensei que pudesse ser olho-de-marinheiro, uma alga formada por uma única célula gigante. Fiquei empolgado! Peguei meu celular, tirei algumas fotos e as coloquei no iNaturalist, um aplicativo de ciência cidadã, para qualquer pessoa compartilhar fotos da natureza e tirar dúvidas com especialistas.

Assim que incluí as imagens, o aplicativo sugeriu uma identificação diferente para as misteriosas esferas: Pachycymbiola brasiliana. Mas que criatura é essa, de nome tão esquisito e difícil?

Como todo cientista é curioso, resolvi pesquisar sobre a espécie. Descobri muita coisa legal! Primeiro, fiquei sabendo que Pachycymbiola brasiliana é um molusco marinho conhecido como caramujo-negro. Porém, o que eu encontrei na praia não eram caramujos… Eram cápsulas de ovos!

No período reprodutivo, as fêmeas adultas de caramujos-negros, que medem mais de 10 centímetros de comprimento, liberam essas cápsulas com seus ovinhos dentro. Cada cápsula pode conter até 33 embriões, que nascem depois de 90 dias de desenvolvimento.

As cápsulas de ovos do caramujo-negro podem ser levadas pelas correntezas marinhas por 700 quilômetros de distância. É uma viagem e tanto! Eu tive a sorte de vê-las na praia. E você, já teve esta oportunidade?

Concha de um caramujo-negro. Esta espécie vive no mar, do litoral do Rio de Janeiro até a Argentina.
Foto Joop Trausel e Frans Slieker/CC BY-SA 4.0

henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 01.03.2024

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!