Fulozinha

*Lenda do Nordeste do Brasil

Ilustração Mauro Souza

Nos estados de Pernambuco e da Paraíba, quem entra na mata deve se preocupar. Lá mora a Fulozinha. A menina é muito temida, porque apronta com quem ameaça a natureza. Se algum caçador entra na floresta para maltratar animais ou derrubar árvores, por exemplo, ela encontra seus cavalos e amarra suas crinas para que eles não possam fugir a galope.

Fulozinha chega assoviando uma música que engana os ouvidos. Quando soa lá longe é porque ela já está bem pertinho e, quando o assovio está pertinho, é porque ela ainda não achou quem está perturbando a paz da floresta. 

Dizem que Fulozinha viveu no período em que o Brasil era colônia de Portugal e que era uma criança muito triste, porque sua família a maltratava muito. Para escapar das maldades, ela teria fugido para a floresta, o lugar que ela mais amava, e virado um ser encantado, uma lenda. 

Quem acredita em Fulozinha e só quer aproveitar algum tempo em harmonia com a natureza, antes de entrar na mata, deixa uma tigelinha de mingau, a comida preferida da menina, bem à vista. Na dúvida, é melhor agradar, né?

*Fulozinha, Cumadre Fulozinha ou Mãe da Mata é uma lenda não tão famosa como a do Saci-Pererê ou a da Mula-sem-cabeça, mas na sua região de origem, o Nordeste do Brasil, é bastante popular. Em algumas versões, a personagem é narrada como sendo uma linda moça de pele escura e cabelos negros.

Fontes:
https://www.todamateria.com.br/lendas-regiao-nordeste/
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/comadre-fulozinha-lenda-mais-famosa-do-nordeste.phtml

Matéria publicada em 31.05.2024

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.