Matacuzana

Uma brincadeira africana e brasileira também!

Ilustração Walter Vasconcelos

‘Pega-pedra’ no Brasil, ‘Matacuzana’ na África. Ganha esse jogo que é ágil com as mãos! Começa assim: junte, pelo menos, dez pedrinhas – mas que não se quebrem ao cair no chão. Convide alguns amigos e sentem-se em círculo. Quem é que vai começar? A criança escolhida deve ficar com as pedras na sua frente. Ela pega uma pedra, joga para cima e, antes que a pedra do alto volte, tem de pegar uma pedra do chão e a que vier do alto também. Se conseguir, guarda uma das pedras e repete a jogada. Vai fazendo assim até que todas as pedras acabem ou que uma das pedras caia no chão – se isso acontecer, passa a vez. Ganha quem conseguir pegar mais pedras.

Ah! O jogo ainda pode continuar com desafios maiores: com os participantes tentando pegar duas, três, ou mais pedras de uma só vez sem deixar a que foi jogada para o alto cair!

 

Fonte: www.ufscar.br

Matéria publicada em 29.05.2019

COMENTÁRIOS

  • Mariana dos Santos Faria Monteiro

    … NÃO ENTENDI NADA!!!!!!!!

    Publicado em 22 de novembro de 2021 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cocôs cheios de história

Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!

Nem sempre gigantes…

Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...