‘Pega-pedra’ no Brasil, ‘Matacuzana’ na África. Ganha esse jogo que é ágil com as mãos! Começa assim: junte, pelo menos, dez pedrinhas – mas que não se quebrem ao cair no chão. Convide alguns amigos e sentem-se em círculo. Quem é que vai começar? A criança escolhida deve ficar com as pedras na sua frente. Ela pega uma pedra, joga para cima e, antes que a pedra do alto volte, tem de pegar uma pedra do chão e a que vier do alto também. Se conseguir, guarda uma das pedras e repete a jogada. Vai fazendo assim até que todas as pedras acabem ou que uma das pedras caia no chão – se isso acontecer, passa a vez. Ganha quem conseguir pegar mais pedras.
Ah! O jogo ainda pode continuar com desafios maiores: com os participantes tentando pegar duas, três, ou mais pedras de uma só vez sem deixar a que foi jogada para o alto cair!
Fonte: www.ufscar.br
Matéria publicada em 29.05.2019
Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!
Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...
Mariana dos Santos Faria Monteiro
… NÃO ENTENDI NADA!!!!!!!!
Publicado em 22 de novembro de 2021