Olha o gelado!!!!

Ele é gelado e cremoso. Pode ser de chocolate, milho verde, doce de leite, frutas… No copinho ou na casquinha, é sucesso em qualquer época do ano. Mas, no verão, ele reina! Sim, estamos falando do sorvete! Por trás dessa delícia, que mistura cores, texturas, sensações, e até recordações, há muitas colheradas de ciência e também muita história. Para descobrir, basta fechar a boca e abrir os olhos!

Ilustrações Walter Vasconcelos

O sorvete, em sua receita tradicional, é preparado a partir do leite ou de seus derivados. Mas isso é algo que podemos considerar recente. O processo de criação dessa delícia gelada vem de longe. Quer ver?

Registros históricos sugerem que os antecessores dos primeiros sorvetes, bebidas geladas com diferentes sabores, podem ter surgido na época dos antigos gregos e romanos. Dizem que Nero, famoso imperador de Roma entre os anos 54 e 68 da nossa era, já bebia refrescos gelados aromatizados com vinho ou mel. Isso, muito antes de existir a primeira máquina de refrigeração, inventada só em 1856 pelo australiano James Harrison.

Mas, se não existia geladeira, como é que os antigos gregos e romanos faziam para ter bebidas e alimentos supergelados? Bom, eles encarregavam pessoas de buscar gelo no topo de montanhas próximas e estocá-lo em poços capazes de manter a temperatura baixa. Acontece que outros registros indicam que na Mesopotâmia (região onde hoje fica o Iraque, o Irã e a Jordânia) há cerca de 4 mil anos – ou seja, há mais tempo do que em Roma ou na Grécia – já existiam locais para o armazenamento de gelo. Então, será que já gelavam bebidas por lá? Não há como garantir…

Consultando mais informações históricas, descobrimos que a produção das primeiras bebidas lácteas (feitas de leite) servidas geladas, provavelmente, aconteceu na China entre os anos 600 e 900 da nossa era. A receita, seguida por imperadores deste período, tinha como principal ingrediente o leite de vaca, cabra ou búfala, que era fermentado e, em seguida, aquecido com farinha e cânfora. A farinha dava textura à bebida, enquanto a cânfora era utilizada para aromatizar. Após esse processo, a bebida era resfriada, mas… continuava líquida, diferente do sorvete que conhecemos hoje.

Outras bebidas geladas

Anos se passaram e o consumo de bebidas geladas se tornou comum em outras partes do mundo. Desde tempos medievais, entre os séculos 5 e 15 da nossa era, povos do Oriente Médio bebiam um líquido refrescante chamado sherbet (ou sharab ou sharabt). Trazidas para o Ocidente por viajantes, essas bebidas geladas se tornaram um grande sucesso entre os nobres da Europa. 

Os italianos, em especial, transformaram-se em grandes mestres no preparo do sherbet. Com o passar do tempo, mais ou menos em meados do século 17, essas bebidas geladas começaram a ser modificadas e servidas na forma de uma sobremesa congelada feita com açúcar, saborizantes, como morango e limão, e gelo ou neve. Esses preparados a base de gelo, chamados sorbetto, foram inventados na Itália. Apesar de já apresentarem uma consistência sólida, o leite ainda não era utilizado em seu preparo.

Olha o sorvete aí, gente!

Na segunda metade do século 17, eis que entra em cena o italiano Antonio Latini, uma espécie de grande chefe de cozinha do vice-rei Espanhol de Nápoles – território que hoje é da Itália, mas que, na época, pertencia à Espanha. Latini foi o primeiro a descrever uma receita dessa sobremesa gelada com a adição de leite. Por isso, ele é considerado por muitos historiadores como o inventor oficial do sorvete.

Os sorvetes de Latini eram aromatizados com limão, morango e chocolate. Esse último, um ingrediente relativamente novo, trazido do México e da América Central por colonizadores espanhóis, no final do século 16.

Ciência na cremosidade

Um sorvete pode ser preparado de diferentes formas, mas, anote aí, cientificamente há três elementos básicos para dar o ponto em uma receita tradicional: cristais de gelo, uma parte líquida (mistura de leite com açúcar) e pequenas bolhas de ar. Os três têm papel fundamental na estrutura do sorvete. Quer ver?

Se um sorvete de receita tradicional fosse visto ao microscópio, a imagem seria essa: cristais de gelo, bolhas de ar e uma parte líquida (mistura de leite e açúcar).

Os minúsculos cristais de gelo são formados a partir da água presente no leite. Ela congela com o resfriamento e faz com que o sorvete fique sólido. Logo, os cristais de gelo são responsáveis pela sua estrutura. Mas é o tamanho desses cristais que irá determinar a qualidade do sorvete. Quanto menores eles forem, mais liso será o sorvete. Quando são maiores, levam a uma textura granulada, um sorvete de qualidade não muito boa, e que derrete depressa. 

Agora vamos à parte líquida do sorvete. Na receita tradicional, utiliza-se uma mistura de leite, creme de leite e açúcar para a produção desta base. O leite é uma mistura formada, principalmente, por gorduras, proteínas, lactose, minerais e água. O leite da vaca, bastante usado na produção de sorvetes, tem muito mais água do que qualquer outro componente. Já o creme de leite é um derivado do leite com pouca água e muitas gorduras. Mas, vamos ao que interessa! Depois que o leite, o creme de leite e o açúcar são misturados, a água presente no leite vai virar cristais de gelo, como já vimos, e o que sobra, a parte líquida, se torna um creme. 

Falta falar das bolhas de ar, certo? Essa é uma parte importante no processo de produção do sorvete. Elas surgem ao agitarmos a mistura contendo os ingredientes ao mesmo tempo em que resfriamos. É assim: conforme mexemos (ou batemos) o leite, o creme de leite e o açúcar, o ar que nos cerca vai entrando na mistura e, conforme vamos resfriando, esse ar vai sendo aprisionado na forma de pequenas bolhas, fazendo o sorvete ficar mais leve e fofinho. 

Agora que você conhece seus componentes básicos, fica fácil entender que o segredo do preparo de um bom sorvete é termos uma mistura que irá congelar com um balanço equilibrado entre os cristais de gelo bem pequenos, o creme (que resultou da parte líquida) e as bolhas de ar. Um segredo importante para isso é misturarmos bem e resfriarmos rápido a mistura.

Diferentes tipos de sorvetes

Existem inúmeras receitas para a produção de sorvete, nas quais outros ingredientes como gemas de ovos, gordura adicional ou espessantes podem ser utilizados. De acordo com especialistas, um sorvete de boa qualidade contém cerca de um quinto de gordura. Um sorvete de baixa qualidade tem cerca de um décimo de gordura ou menos. 

Na Itália, o sorvete é chamado de gelato, e o uso de ovos na receita é bastante comum. Mas, se você for até lá e lhe oferecerem um sorbetto, saiba que não se trata de sorvete, porque é feito sem leite e sem gordura, apenas com o suco da fruta e açúcar.

Foto Chris Light/Wikimedia Commons
Na Itália, sorvete se chama gelato (no alto), enquanto o sorbetto (acima) é uma sobremesa gelada feita sem leite.
Foto Anette B./Wikipédia

Já a versão indiana do sorvete se chama Kulfi. Ela é preparada com leite fervido, para evaporar parte da água, e apresenta pouca gordura. 

Estamos chegando ao final da leitura, e você deve estar com uma vontade danada de tomar um sorvete. Acertei?!

Raoni Schroeder Borges Gonçalves
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro
(Projeto de Extensão Química na Cozinha de Minerva)

Matéria publicada em 02.10.2023

COMENTÁRIOS

  • Turma do 5º B

    Olá, Revista CHC! Nós, alunos do 5º ano B, da EMEF. “Maria Aparecida da Encarnação”, localizada em Aparecida-SP, adoramos a reportagem sobre a origem do sorvete. Ficamos com vontade de tomar gelatto…Achamos a matéria muito interessante. Sugerimos que vcs publiquem uma reportagem sobre a origem do Açaí. Tchau… Alunos do 5ºB

    Publicado em 2 de outubro de 2023 Responder

  • SOFIA RIBEIRO

    olá, meu nome é sofia,sou da aula de monitoria sesi.acr e eu gostei muito da matéria
    achei muito legal saber a origem do sorvete, ja que não tem como nao amar! 🍨

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • ALINE NUNES

    RAFAEL
    Olá eu sou aluno do Sesi ACR/ Cotagem/ MG.
    Eu queria falar que adoro sorvete, e que agora sei sua origem ao ler o artigo Olha o gelado!!!.
    brg

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • ALINE NUNES

    João Vitor09:09
    Eu sou JV , sou aluno do 6ºano e gostei desse artigo Olha o gelado!!! e vou fazer um comentário a notícia olha o gelado e esse notícia fala sobre o sorvete e o vários sabores deles como milho e limão e esse material também fala que o maior consumo de sorvete e no calor e agora se sua origem desse sorvete.

    Estamos estudando o gênero Comentário de leitor e acabamos de conhecer a revista CHC, e gostei demais!
    Contagem/MG

    Abraços!

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • Dante de Souza Oliveira Costa

    Olá! Sou aluno do SESI ACR 6°ano, e acabei de ler juntamente com meus colegas e minha professora, sobre o sorvete. Gostei muito das referências que fizeram, achei a muito muito bem elaborada e também adorei conhecer a história do sorvete. Acho que poderiam colocar neste texto sobre os danos a saúde que sorvete causa, até por que tudo que é bom engorda ou faz mal não é mesmo?
    Em geral tudo estava muito bem elaborado e muito bem escrito.

    Obrigado pela atenção!

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • ALINE NUNES

    Olá! Sou R M, aluno do Sesi ACR, do 6° ano e tenho 11 anos.
    Lemos uma reportagem sobre o sorvete.
    Gostei muito das variedades, apesar de não gostar de sorvete de milho.
    Eu não sabia a origem do sorvete e achei muito legal o conhecimento, pois meu preferido é chiclete e falam que sorvete e chiclete não combina,.

    Abraços.

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • DJANIRA

    OI, SOMOS ALUNOS DO 4º ANO “C”, DA EMEB “DR. MARCO ANTONIO LIBANO DOS SANTOS, ITAPIRA-SP. NÓS GOSTAMOS MUITO DE SORVETE, POR ISSO ACHAMOS A MATÉRIA MUITO LEGAL! OBRIGADO PELA NOTÍCIA.

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • antonio

    amei chega deu vontade de tomar um sorvetinho

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • Ingrid Pires Camargo Silva

    CHC
    Nós alunos do 3º ano C do Colégio Salesiano São José em Sorocaba S.P, gostamos muito da reportagem “Olha o gelado!”.
    Conhecemos mais sobre a história do sorvete e parte científica.
    Vamos aproveitar esse calor para tomar muito sorvete!
    O jornal está de parabéns!
    Um abraço,
    Alunos da professora Ingrid Pires Camargo Silva

    Publicado em 4 de outubro de 2023 Responder

  • Maria Valentina

    Oi amigos da CHC eu gostei muito do texto adorei saber mais sobre sorvetes.
    Achei muito legal.
    Obrigado pela atenção tchau até a próxima.

    Publicado em 4 de outubro de 2023 Responder

  • Alice

    Olá Amigos da CHC eu amei a revista sobre os animais thau

    Publicado em 4 de outubro de 2023 Responder

  • milena mc.

    ola chc sou a milena gosto do sorvete de morango e leite adorei a revista.

    Publicado em 6 de outubro de 2023 Responder

  • Marinês Foellmer Schaefer

    Olá pessoal da CHC
    Somos alunos do 3° ano da EMSJoão Batista, de Marechal Cândido Rondon/PR. Lemos a reportagem Olha o gelado!!! porque não conhecíamos a história do sorvete.
    Gostamos muito de aprender sobre o assunto e estamos com vontade de tomar sorvete porque está muito quente.
    Abraço à Equipe.

    Publicado em 6 de outubro de 2023 Responder

  • Alice Arieli leal de Azevedo

    Olá chc amei os sabores do sorvetes amei a matéria adorei saber mas sobres os sabores de sorvetes amei as variedades do sorvetes!! Até a próxima! Tchau 👋

    Publicado em 8 de outubro de 2023 Responder

  • Analia Fernanda Rodrigues Biaggi

    Maravilhoso 👏👏👏👏 o sorvete 🍦🍦 é uma delícia 😋🤤🤤.!!!

    Publicado em 8 de outubro de 2023 Responder

  • Analia Fernanda Rodrigues Biaggi

    Maravilhoso 👏👏👏👏 parabéns 👏👏👏👏

    Publicado em 8 de outubro de 2023 Responder

  • Alexandre Xavier dos Santos

    Gelado

    Publicado em 9 de outubro de 2023 Responder

  • Adriana Nunes de Moura

    Olá Revisa CHC! Somos alunos da turma do 5º do Educandário Cristão Agnes – Dei, localizado em Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco. Nós gostamos muito da reportagem sobre a origem do sorvete e ficamos com muita vontade de tomar sorvetes, gelato e Kulfi. Sugerimos a origem do Milkshake. Foi a primeira vez em que vimos uma reportagem divulgada por uma revista científica, e que estamos estudando artigo científico. Assumimos um compromisso de lermos muitas, muitas informações divulgadas por vocês, pois amamos a linguagem apropriada para nós. Até mais….alunos do ECAD.

    Publicado em 10 de outubro de 2023 Responder

  • Amanda Vitória Pereira dos santos

    O sorvete e uma sobremesa conhecida e saboreado por todo o mundo. Com sabores diferentes podendo ser principais ingredientes como leite ou nata, ao qual adicionado frutas ou outras … a maior parte contém açúcar embora alguns e feitos com adoçantes.

    Publicado em 13 de outubro de 2023 Responder

  • Letícia

    Uhummm!!!! Que delícia de sobremesa!!! Bora tomar um
    SORvetE!!!!

    Publicado em 15 de outubro de 2023 Responder

  • Laura de Azevedo balancieiri

    Olá! Minha abreviação do nome é L A , gostei muito da revista, e sou do 4 Ano D, do Cbb! Achei bem legal e usei para uma pesquisa.

    Publicado em 19 de outubro de 2023 Responder

  • Fabricio Henrique Pereira Cardoso

    Olá pessoal da CHC, tudo bem? Gostei de saber a história do sorvete.Até logo!

    Publicado em 20 de outubro de 2023 Responder

  • Alicia Costa Calixto

    Olá, pessoal da revista CHC. Eu me chamo Alicia e li a matéria ”Olha o gelado ” e gostei, pois me trouxe bastante informações que eu não sabia, por exemplo: eu não sabia que o sorvete veio da Itália. Obrigada pelas informações .
    Alicia,Agudos-SP

    Publicado em 20 de outubro de 2023 Responder

  • Maria Vitoria Rodrigues Jandricic

    Olá, pessoal da CHC .Gostei muito da matéria “OLHA O GELADO!!!”.Adorei esse assunto, porque eu adoro sorvetes e é um dos meus doces favoritos !!! Gostei muito de saber que eles pegavam gelos da montanha para poder estocar o sorvete com o gelo. E antes eu não conhecia a história do sorvete, agora conheço graças a matéria!! Por isso gostei muito do assunto, Nesse calor é uma deíicia tomar um sorvetinho. Um grande abraço, espero que gostem da minha carta. Maria Vitória, Agudos / SP.

    Publicado em 20 de outubro de 2023 Responder

  • heitor

    Olá pessoal da CHC! tudo bem,eu sou heitor tenho 8 anos queria falar que gosto muito do que vcs postam,noticias pesso por favor que vcs postassem esse tipo de contéudo de sorvete

    abraços heitor

    são josé dos campos/SP,20 de outubro de 2023

    Publicado em 20 de outubro de 2023 Responder

  • Vinicius Gulin

    Uau CHC ! Que matéria incrível ! Amei saber sobre a origem do sorvete. Gosto de ver as matérias de vcs aqui no site . Bjs, adorei a matéria !

    Publicado em 23 de outubro de 2023 Responder

  • Prof Laura

    Olá revista CHC, somos aluno do 3° ano B , da Escola Estadual Ledy Anita Brescancim , que fica em Campo Verde – MT.
    Queremos parabenizar a revista pelo texto sobre a Origem do sorvete, a nossa região faz muito calor, então gostamos muito de tomar sorvete.
    Não conhecíamos a revista , gostamos muito dos conteúdos. A professora mostrou a revista para trabalhar o gênero textual Carta do leitor,
    assim aprendemos o gênero textual e a Origem do sorvete.

    Publicado em 23 de outubro de 2023 Responder

  • amanda 3 ano B

    olá CHC eu adorei as suas noticias eu sou de Campo Verde MT e eu amei mesmo suas noticias fiquei muito interessada com a sua noticiaum beijão da AMANDAAAAAAAA tchau

    Publicado em 23 de outubro de 2023 Responder

  • Patrícia Eduarda de Lima

    Olá, CHC!
    Sou a professora Patrícia, da escola “Dr. Augusto Reis” – São Manuel – SP, utilizo muito a revista de vocês para a elaboração de atividades para meus alunos! Vocês são demais! Essa matéria é de deixar água na boca.
    Sucesso sempre! Profe Patrícia

    Publicado em 24 de outubro de 2023 Responder

  • Alunos 4º ano B – Escola Jacira de Carvalho da Silva

    Jales (SP), 24 de outubro de 2023.

    Olá pessoal da Revista CHC!

    Somos alunos do 4º ano B da Escola Municipal Professora Jacira de Carvalho da Silva. Nossa professora Andresa, sempre nos traz matérias da revista para leitura em sala e também temos acesso à algumas revistas que a escola adquiriu. Vocês sempre trazem temas interessantes e do nosso interesse que nos estimula a querer saber sempre mais.
    Ficamos encantados com tanta informação nessa matéria do gelado, que conta desde a história do sorvete, suas evoluções e até mesmo a parte científica do seu processo que desconhecíamos, mas a parte que achamos ainda mais engraçada foi o fato de que antes de haver sido inventada a geladeira, essa gostosura já existia e o gelo era buscado no topo das montanhas e estocados em poços capazes de manter a temperatura baixa. E olha por quanta evolução passou, inclusive no seu modo de preparo!
    Parabéns pelas ótimas matérias publicadas. Continuem nos presenteando com informações tão importantes para nosso conhecimento, aprendizagem e também, diversão.

    Até breve,

    Turma do 4º ano B

    Publicado em 24 de outubro de 2023 Responder

  • ANA LAURA PINHEIRO SOARES.

    SORVETE É MUITO BOM!

    OLÁ REVISTA CHC ! SOU ANA LAURA, ALUNA DO 3º ANO DA ESCOLA JESUS BOM PASTOR, NA CIDADE DE JUNQUEIRO- AL.
    GOSTEI DE CONHECER A ORIGEM DO SORVETE E DA SUA REPORTAGEM. SORVETE É UMA DAS MINHAS SOBREMESAS FAVORITAS!
    E GOSTARIA DE SUGERIR UMA REPORTAGEM SOBRE A PRODUÇÃO DE BALAS FINI.
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!!

    Publicado em 25 de outubro de 2023 Responder

  • EE VICENTE CASALE PADOVANI PROFESSOR EE

    Olá!!!!

    Somos estudantes do 3º ano da Escola Estadual Vicente Casale Padovani Professor em Araras -SP e gostaríamos de expressar nossa gratidão pela fascinante reportagem que vocês publicaram sobre a origem do sorvete. Ficamos encantados com o artigo, que nos deu uma visão incrível sobre a história por trás dessa sobremesa deliciosa.

    Aprendemos que o sorvete tem raízes antigas na China, que é muito legal!

    Agradecemos mais uma vez por proporcionar a nós, jovens leitores, uma oportunidade de aprender de maneira divertida e interessante. Aguardamos ansiosos por mais histórias e informações fascinantes da Ciência Hoje das Crianças.

    Até mais!

    Alunos do 3º ano A da Escola Estadual Vicente Casale Padovani Professor

    Publicado em 25 de outubro de 2023 Responder

  • PREFEITURA MUNICIPAL DE JALES

    Jales, 26 de outubro de 2023.

    Olá pessoal da CHC.

    Somos alunos do 4º ano A da E.M. Profª Jacira de Carvalho da Silva e adoramos a revista de vocês, pois gostamos muito de ciências.
    Lemos a matéria “Olha o gelado!!!”, publicada em 02/10/23 na edição 348, que fala sobre um assunto bem saboroso: o sorvete.
    Achamos incrível o fato dos povos antigos gelarem suas bebidas sem freezer ou geladeira.
    Parabéns pela matéria!

    Obrigada pela atenção.

    Alunos do 4º ano A – Jales/ SP.

    Publicado em 26 de outubro de 2023 Responder

  • Raquel Bellodi Bacchin

    ola pessoal da CHC. Gostei muito da matéria sobre o sorvete,aprendi coisas que eu não sabia , unica coisa que eu sabia era que o sorvete foi criado na China. Continuem a escrever deliciosas matérias.

    beijos e um grande abraço.

    Raquel.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Benjamin

    Olá revista CHC.
    Meu nome é Benjamin da EMEB Marcos Gasparian,e eu li a matéria sobre (Olha o gelado!) e fiquei imprecionado.
    Fazem outros assim,e o que não poderia faltar,eu fiquei com vontade de tomar sorvete rsrsrssrsrsrs
    Um abraço
    Benjamin

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Rafael Tamega Prandini

    Jundiaí 27 de outubro de 2023 Olá pessoal da CHC ,sou Rafael do 3 ano A da escola E.ME.B Marcos Gasparian ,adorei a matéria Olha o gelado!!!!!! ,por que o sorvete é conhecido mundialmente por uma sobremesa muito gostosa,e tem muita coisa que eu não sabia tipo que o Latini foi o primeiro a descrever essa receita
    Tchau CHC abraços de Rafael

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Isabelle Dias Pereira

    Olá pessoal da CHC eu sou uma aluna do 3º a da escola E.M.E.B Marcos Gasparian eu gostei muito da revista(Olha o gelado!)e fiquei muito impressionada com a receita dessa delicia
    E eu aprendi muito com essa revista.Obrigada por postar esta revista sobre o sorvete sem ela eu nunca saberia como foi criado o sorvete

    Um abraço e continuem postando revistas interessantes

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Lais Luz Tanaami

    Oi pessoal da CHC, gostei bastante da materia do sorvete, achei interessante e legal.
    E confesso que fiquei com vontade de comer uma casquinha de sorvete. Espero que tenha mais materias legais e interessantes como essas. Beijos da Lais, tchau e ate a proxima.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Sophia Dias Silva]

    Olá pessoal da CHC
    sou a aluna do 3 ano da escola EMEB Marcos Gasparian.
    bom eu amei descobrir a historia do sorvete não sabia que a primeira maquina de gelatto foi criada em 1856 muito enteressante.Agora quero um gelatto!!
    Bom continuem escrevendo noticias desse tipo.Até mais!!!!

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • manuella dos santos leite

    Olá pessoal da CHC
    Eu adorei a revista do sorvete bem legal imagens gostosas e criativas adoro todas .Eu adoro o trabalho de vocês é muito legal agora estou ;.com vontade de um.
    tchau.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Rodrigo Henrike Honorio Chagas

    jundiai,27 de outubro de 2023

    ola pessoal da CHC eu me chamo Rodrigo do 3 ano A da Emeb Marcos Gasparian,adorei a revista,Olha o gelado!!!!.o meu preferido e o sorvete Kulfi e um sorvete africano ele é feito com leite fervido,para envaporar parte da água,e apresenta pouca gordura.

    tchau pessoal da CHC.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • maria valentina almeiba lus

    Ola pessoal da [chc]
    Eu sou a aluna Maria Valentina Luz do terceiro ano da escola Marcos Gasparian e vi a matéria olha o gelado ´e achei muito legal fiquei fascinada
    com tantos sabores maravilhosos e uma maravilha

    E um abraço pra todos E um beijo.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Sophia Dias Silva

    olá pessoal da CHC
    sou aluna do 3 ano da escola EMEB Marcos Gasparian
    Bom amei a noticia da historia do sorvete não sabia que a primeira maquina de gelatto estou com vontade de um!!!
    Bom continuem escrevendo noticias assim !!!!!
    Bjs tchau!!

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • clara carrilho espeleta

    Jundiai,27 de outubro de 23
    Ola pessual da chc ,me chamo Clara Carrilho ,escola Marcos Gasparian,li a materia sopre o sorveti ,é muito boa.
    Queria que fizessem uma materia sobre a vida animal

    beijos de Clara

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Luiza Badan Moretes

    olá pessoal da chc eu li a matéria chamada (olha o gelado !!!! ) eu ameiiiiiiiiiiiiii .quero que faça mais tipos desta matéria.e quando eu vi as fotos do sorvete fiquei morrendo de vontade.
    um abraço.
    de:Luiza
    para:pessoal da chc.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Elenise Goulart

    OI galera da CHC, nós do 2º ano da Escola Santa Marcelina de Porto Velho, RO, adoramos ler a reportagem sobre o sorvete. Em nosso livro didático tem duas reportagens sobre vcs.
    Abraços para a Diná, o Zíper e o Rex.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • larah midory sato

    Ola´ pessoal da revista chc eu me enterecei muito sobre a revista do sorvete do mẽs de outubro quando eu vi a foto do sorvete eu me enterecei muito e li foi muito legal ler a revista e eu não perco nẽn uma revista eu adoro suas revistas é muito legal suas revistas.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • sophia marthes hayashi

    olá pessoal da chc eu li a matéria do sorvete achei muito legal e interessante. Nem sabia que o sorvete era tão velho.
    espero que vocês continuem fazendo essas matéria.
    beijus da Sophia marthes

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Lorenzo Romano

    ola revista CHC

    Eu gosto muito de suas revistas e gostei muito de ler a do sorvete não sabia que o sorvete foi criado na China
    quero que façam uma sobre a Camada de Ozônio.

    com carinho
    Lorenzo

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Natalia Muniz Vieira Freires Pereira

    oi pessoal da CHC eu amei a materia de Outubro sobre o sorvete achei muito interessante .Não sabia que o
    sorvete foi criado na China.
    Continuem a fazer materias sobre comidas deliciosas.

    txchau tchau,abraços.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Manuella Viera Lima De Souza

    Olá CHC eu li a revista OLHA O GELADO é legal continue com as revistas
    a revista fala sobre muitas coisas.
    Beijos e Bom trabalho.

    Tchau!

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Amanda Júlia Caetano Martins

    Olá CHC eu li a revista Olha o gelado ficou muito divertido e legal continue com essas revistas bem legais. Amei maravilhoso parabéns Beijos,abraços e muito bom trabalho

    Tchau para todos.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • valentina barbosa gardnei da silva

    Oi pessoal da chc tudo bem eu me interessei com sua revista do sorvete de outubro sempre estou atenta para não perder suas revistas eu acho suas revista muito legal quando eu vejo eu surto com suas revistas e chega a hora de almoçar minha mãe fala vem almoçar eu falo já vou só deixa eu terminar de ler a revista e leio e leio até eu cansar por que como eu disse suas revista é muito legais né tchau revista chc beijos

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • KARIN AUGUSTA HILGERT

    As bolhas de ar são as mesmas da agua? Jean-Louis 7 anos.

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Pedroermes

    Olá revista chc!
    Gostei muito da matéria publicada por vocês e inclusive achei bem legal de vocês explicarem como o sorvete fica cremoso! E depois de tudo isso eu com certeza irei fazer em casa!

    Obrigado por sempre dar informações incríveis!
    Pedro lucas – aluno do zamenhof – 11 anos

    Publicado em 31 de outubro de 2023 Responder

  • Alunos do 6°A

    Olá, Revista CHC. Nós, alunos do colégio Souza Leão – Pernambuco, adoramos tanto a matéria sobre os sorvetes que ficamos com vontade de tomar sorvete às 7h30 da manhã. Sentimos falta de vocês falarem dos malefícios do sorvete já que sabemos que faz mal e como surgiu o nome sorvete. No mais, amamos saber mais sobre essa sobremesa que tanto gostamos. Um abraço!

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Melissa Braga Ávila

    01 de Novembro de 2023 São José dos Campos

    Olá CHC meu nome é Melissa Braga Ávila tenho 8 anos . Eu amo sorvete ainda mais de danoninho e outros, eu adoraria uma matéria sobre açaí !

    Tchau ! Att. Melissa Braga Ávila

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • João Francisco Moreira Reis

    Vitória Espírito santo 1/11/2023
    Olá revista CHC,

    Eu sou o João Francisco, tenho 9 anos sou do 3º ano e estudo no Colégio sagrado coração de Maria em Vitória . Adorei a matéria olha o gelado. Achei muito interessante e descobri palavras que eu nem conhecia antes.

    Agradeço a atenção,

    João Francisco.

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • igor gomes albuquerque

    São José dos Campos 7 de outubro de 2023
    Ola,achei muito interessante e legal a reportagem e agora sei muito mais sobre a origem e agora sei muito de saber a origem do sorvete que ate agora não conhecia.
    Até mais, tchau!

    i,g,a

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Manuela

    Olá pessoal da revista CHC,
    Eu, Manuela, adorei esta matéria,da CHC, muito legal fazer tantas descobertas sobre o sorvete ,sou aluna do 3 ano da escola São Cristóvão,
    Só descobri esta revista por causa da minha professora Zaira.

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Evellyn Sophia de Macedo Dantas Sp 09 do 11 de 2024

    Olá pessoal da CHC eu sou a Evellyn do terceiro ano lá gostei muito da reportagem olha o gelado não sabia que existia todas as ciência em volta do sorvete são muitas coisas e que o sorvete também tinha outros nomes como Gelato já conhecia o nome gelado mas foi uma descoberta bem grande descobri que tinha ciência no sorvete eu pensei que só fosse botar corante leite e só agora nunca mais vou esquecer dessa reportagem gostaria muito que minha cartinha você publicada um abraço pessoal da CHC

    Publicado em 9 de novembro de 2023 Responder

  • Alex Eduardo Garcia Teixeira

    olá meu nome é Alex, eu gostei muito da história sobre o sorvete e também como se diz sorvete em italiano e indiano, gostaria de saber como ele é transportado sem derreter até às lojas?
    tchau, aguardo resposta.

    Alex Teixeira

    Publicado em 3 de abril de 2024 Responder

  • Alunos 3 ° ano da Escola Cherubim de Capivari-SP da Professora Viviane

    Olá, pessoal da revista CHC.
    Somos alunos do 3° ano A da escola E. M. Cherubim Fernandes Sampaio de Capivari-SP.
    Gostamos muito da revista, e achamos muito interessante a matéria sobre o sorvete e sua origem, mas o que mais chamou nossa atenção foi o fato de buscarem o gelo no topo das montanhas.
    Gostaríamos que vocês fizessem matérias sobre as capivaras. que são as responsáveis pela origem do nome da nossa cidade.
    Tchau pessoal, um abraço.
    Alunos do 3° ano A de Capivari.

    Publicado em 7 de maio de 2024 Responder

  • Lara Luiza e Sthefany Pimentel

    Nós achamos esse artigo super interessante, achamos ele bem divertido e interativo, gostamos bastante de conhecer um pouco mais da história dos tipos de s0rvete, achamos que o texto não é cansativo entreteria facilmente uma criança de cinco anos, ao mesmo tempo que o texto é divertido ele consegue ser bem interativo, vocês souberam encaixar bem o conteúdo gostamos bastante de ler iremos fazer um ótimo relátório sobre esse artigo, fica a dica quando forem ler um livro. Somos alunas da PEI Professor Adoniro Ladeira.

    Publicado em 6 de junho de 2024 Responder

  • Nathália Aparecida Burgarelli Costa

    Boa tarde, somos alunos do 3º ano D da escola E.M. Profº Jose Sebastião Vasques Calçada. Gostamos mais da parte que fala sobre os sorvetes de Latini que eram aromatizados com limão, morango e chocolate. Gostaríamos que vocês falassem sobre açaí porque nós gostamos muito.
    Tchau pessoal da CHC, um forte abraço.
    Alunos do 3ºano D de Birigui.

    Publicado em 14 de junho de 2024 Responder

  • Lorena Emanuelle Ferreira De Lima

    Olá pessoal da CHC, meu nome é Lorena Emanuelle e eu gostei muito de aprender como o sorvete é feito.. Fiquei impressionada quando vi a quantidade de processos. É muito interessante! Parabéns!

    Abraços, Lorena.

    Publicado em 20 de junho de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O voo dos albatrozes

Nossas ações em terra firme podem afetar o destino dessas aves oceânicas

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.