#Superdicas CHC

Livros

É do Brasil!

Que tal conhecer alguns cientistas brasileiros que se destacaram no passado e outros que fazem a diferença atualmente? Entre estes estão pesquisadores e pesquisadoras que já assinaram textos na CHC, como o meteorologista Carlos Nobre e a neurocientista Suzana Herculano. Para conhecer mais um pouco da ciência brasileira, leia…
Cientistas Brasileiros. Organização de Daniela Chindler e ilustrações de Camilo Martins. Sapoti Projetos Culturais.

Com que cor?

Eno voltou da escola triste. A professora pediu que os estudantes pintassem suas mães ou quem considerassem como a pessoa mais importante em suas vidas. A mãe de Eno é negra, mas a professora sugeriu que o menino pintasse a cor da pele dela de amarelo, pois, segundo ela, ficaria mais bonita. Eno ficou confuso, depois triste e foi para casa com uma dúvida terrível. Por que será que a professora sugeriu que trocasse a cor da pele da sua mãe. O avô do garoto ajudou a responder. E você, o que acha?
Minha mãe é negra sim! Texto de Patrícia Santana e ilustrações de Hyvanildo Leite. Mazza Edições.

Audiolivro

Para ouvir ciência

Para quem tem baixa visão ou é cego(a), aqui vai uma boa notícia. É possível ouvir sobre a vida, as pesquisas e as aventuras dos cientistas do Brasil de ontem e de hoje!
Cientistas do Brasil. Sapoti Projetos Culturais. Audiolivro.

Vídeo

Corais falantes

Cora e seu primo Cauê foram passear no barco de turismo dos avós da menina. Era carnaval e o barco estava muito animado. E não é que alguém deixou o lixo cair na água? Espalharam-se sacolas, copos, adereços de carnaval… As crianças resolvem mergulhar para recolher tudo e fizerem uma descoberta surpreendente: corais falam! Hein?! Como assim? E o que eles falaram? Descubra assistindo a essa animação.
Cora e os corais. Produção Instituto Coral Vivo. Texto de Flávia Lins e Silva e Camila Targino Queroz. Ilustrações de Mariana Massarani.

Matéria publicada em 04.05.2023

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cocôs cheios de história

Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!

Nem sempre gigantes…

Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...