*Lenda amazônica

Ilustração Rogério Coelho

Yacuruna, em quéchua, língua falada pelos indígenas do Peru, quer dizer “forma humana que vem da água”. Quem já viu de perto essa criatura mágica sair das águas do rio, caminhando em sua direção, e saiu vivo para contar, garante que ela não é tão humana assim. Seus pés são voltados para dentro e ela consegue girar a cabeça toda para trás, como as corujas. Mas impressionante mesmo é quando ela adquire uma forma humana comum para distrair e enganar as pessoas.

O Yacuruna conhece a floresta como ninguém e a percorre montado em um crocodilo preto, com dentes cintilantes. No pescoço, exibe uma cobra gigante. Mas de onde ele vem? Quem mora na Amazônia peruana jura que é do fundo do rio, onde dorme ora com um olho aberto, ora com o outro, para estar sempre alerta! 

Garante também que nas profundezas do rio existe uma cidade submersa, que é uma réplica da terrestre, para onde o Yacuruna leva os desavisados que captura. E tem mais! Parece que esse ser lendário pode se comunicar e controlar os seres aquáticos do rio onde mora e usar a força dos animais para ajudá-lo nas tarefas. 

Mas não pense que o Yacuruna só assusta as pessoas. Há quem diga que ele pode ter dons curativos, se for invocado por um xamã, que é como os povos originários chamam aquele que tem o poder de curar. Parece que ele leva o curandeiro para seu mundo subaquático e o faz ficar por um tempo com a cabeça virada para trás. Quando o xamã aprende fazer uso das ervas da floresta para curar doenças, a criatura desvira sua cabeça e o manda de volta para o mundo terrestre. Dizem que quem veio de lá não consegue se lembrar de nada. É a forma que o Yacuruna encontrou para que nunca ninguém encontre o seu reino encantado no fundo das águas.

*Yacuruna é uma criatura lendária, temida pelos povos da Amazônia peruana. Pois é, esse bioma não está restrito ao Brasil. A Amazônia se estende também pelo Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Fonte: ‘Demônio D’água’: Conheça a lenda que inspirou vilão do filme “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” – Portal Amazônia (portalamazonia.com)

Matéria publicada em 01.07.2024

COMENTÁRIOS

  • Pedro mazala

    OI CHC TUDO BEM GOSTO MUITO DOS SEU JORNAIS QUITAL VOCÊ FAZER 1 REVISTA SOBRE AS
    LENDAS BRASILEIRAS
    TCHAL
    A

    Publicado em 2 de julho de 2024 Responder

  • Lorena

    Achei o texto ótimo. Eu queria saber porque em baixo da água se você tiver 2 ovos e bater um no outro só um vai quebrar

    Publicado em 7 de julho de 2024 Responder

  • Lorena Bichir Viegas Resende

    Achei o texto ótimo. Eu queria saber porque em baixo da água se você tiver 2 ovos e bater um no outro só um vai quebrar

    Publicado em 7 de julho de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.