Desde que você nasceu, e bem antes disso, a capital do Brasil é Brasília, no Distrito Federal. Mas você sabia que o país já teve outras duas capitais? A primeira foi Salvador, na Bahia, que ocupou o posto entre 1549 e 1763. Depois, o título passou para o Rio de Janeiro, até seguir para Brasília em 1961.

Foi Tomé de Sousa (1503-1579) quem, a mando do rei, fundou Salvador e fez da cidade a primeira capital do Brasil. Ele foi o primeiro governador-geral do país, que à época era ainda colônia de Portugal (Foto: Wikimedia Commons)
Lá no século 16, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, a região Nordeste era uma das mais importantes em termos econômicos. “Salvador era a cidade brasileira mais desenvolvida de então”, conta a historiadora Keila Grinberg, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A cidade baiana era um centro estratégico para o comércio do açúcar, base da economia colonial.
O século 18 revelaria uma inesperada surpresa: os portugueses descobriram ouro em Minas Gerais, e o açúcar perdeu boa parte de sua importância. Nessa nova fase, o que interessava mesmo era a exploração de metais preciosos! Por isso, os dirigentes decidiram transferir a capital para o lugar onde estavam as novas riquezas.
A ideia era que a capital fosse em algum lugar próximo de Minas Gerais. Porém, sem as estradas e os meios de transporte que temos hoje, aqueles eram locais distantes e de difícil acesso. Então, a coroa decidiu instituir como capital o Rio de Janeiro, uma área costeira que, além de mais acessível, era estratégica para o fluxo de pessoas e mercadorias.
“Ao transferir a capital para o Rio de Janeiro, os portugueses garantiam maior proximidade das atividades de mineração e, ainda, maior controle sobre o território centro-sul do país, que era cobiçado pelos espanhóis”, explica Keila. As terras próximas ao rio da Prata, por exemplo – onde fica hoje a Argentina – já eram de domínio do reino da Espanha, e Portugal não queria que eles tomassem mais territórios.

Estácio de Sá (1520-1567), militar português, fundou a cidade do Rio de Janeiro. Foi seu primeiro governador, e morreu em batalha contra os franceses na Bahia de Guanabara (Foto: Wikimedia Commons)
Muitos anos depois, 1961, nossa capital federal passou a ser Brasília, uma cidade construída especialmente para isso. Na verdade, transferir a capital para o interior do país já era uma ideia muito antiga: Marquês de Pombal (1699-1782), um influente ministro vinculado à coroa portuguesa, dera essa sugestão 200 anos antes, em 1761; e José Bonifácio (1763-1838), conhecido naturalista, estadista e poeta brasileiro, reavivou a ideia pelos idos de 1823.
Mas foi só em 1956 que o então presidente Jucelino Kubitschek (1902-1976) aprovou definitivamente a ideia e iniciou a construção da cidade. Vários motivos incentivaram essa mudança.

Brasília parece um avião! O plano da cidade foi desenhado pelo arquiteto Lúcio Costa e a construção da atual capital brasileira aconteceu durante o mandato do ex-presidente Jucelino Kubitschek (1902-1976) (Foto: Wikimedia Commons)
Eram tempos de muito receio de conflitos armados e guerras. Uma capital em região litorânea seria alvo fácil para ataques militares! Além disso, era estratégico povoar o interior do país, pois assim seriam consolidados novos caminhos e novas rotas de integração.
Desde então, como você sabe, Brasília abriga a sede do governo do Brasil. Será que, no futuro, isso pode mudar novamente?
Thais
As primeiras capitais foram Salvador e Bahia que ocupou o posto 1549 e 1763 depois o titulo foi ao Rio de Janeiro ate seguir para Brasilia em 1961. Logo depois surgiu o açúcar no século 18 acharam ouro em Minas Gerais e logo o açúcar foi perdendo seu valor e então começou a ser importante buscar por pedras preciosas
por isso os dirigentes decidiram mudar a capital para aonde estava mais riquesas.Era para ser transferida para um lugar próximo de Minas Gerais mas como era muito longe e nao existia meios de transporte. Então o rei decidiu instituir a capital para Rio de Janeiro.
Muitos anos depois a nossa capital foi chamada de Brasilia. Na verdade transferir a capital para o anterior ja era uma ideia muito antiga.
Publicado em 6 de junho de 2018
Vytoria de Paula Araujo Turma 401
Gostei muito da história da Capital do Brasil
Publicado em 14 de outubro de 2021
Anna Elise
Nossa, a chc está sempre mostrando coisas que eu não sabia, parabéns aos escritores!
Publicado em 22 de abril de 2019
Rafael Rodrigues Braga
muito bom essa informação basica
Publicado em 6 de julho de 2020
Gabriela
A inauguração de Brasília se deu no dia 21 de abril de 1960.
Publicado em 5 de abril de 2021
Gabriela
é importante corrigir essa informação na matéria. 🙂
Publicado em 5 de abril de 2021
Carlis alberto santos nunes
Gostei da materia! Mas como professor autodidata de historia eu gostaria de contemplar a cidade de Petropolis. Motivo: D.Pedro II despachava la durante o verão
Publicado em 16 de agosto de 2021
Manuela Mendonça Romão – T404
Muito legal a história!
Publicado em 11 de outubro de 2021
Luiz Guilherme Horácio 404
Acho que não mudaria pq teria gastos e ele não iriam querer gastar com uma suposta mudança de capital. Então Brasília continua na minha opinião.
Publicado em 12 de outubro de 2021
Vytoria de Paula Araujo Turma 401
Gostei muito da história da Capital do Brasil
Publicado em 14 de outubro de 2021
Eduardo Rebelo
Achei muito interessante o texto. Agora eu sei porquê em Brasília tem a Asa Sul e a Asa Norte.
Publicado em 19 de outubro de 2021
Sophia primo de araujo 402
Achei essa história muito legal
Publicado em 25 de outubro de 2021
Marcely Andrade
Q legalll
Publicado em 8 de novembro de 2021
Sérgio
Curitiba já foi capital do Brasil em 1969 por três dias.
Publicado em 2 de dezembro de 2021