Quando pensamos no homem das cavernas, logo imaginamos aquele sujeito meio rude, meio mal encarado, não é verdade? Mas essa ideia pode estar equivocada. Ao longo da última década, cientistas passaram a acreditar que os homens das cavernas – os neandertais, para ser mais exato – podem ter sido bem mais sensíveis.

O “homem das cavernas” de que falamos aqui é conhecido pelos cientistas como Homo neanderthalensis, ou simplesmente homem de Neandertal. Ele tem esse nome porque seus fósseis foram encontrados pela primeira vez no Vale de Neander, na Alemanha (Imagem: Randii Oliver/Wikimedia Commons)
Eles usavam pigmentos para colorir seus artefatos, gostavam de penas e até colecionavam conchinhas. Agora, arqueólogos franceses e norte-americanos descobriram que eles também enterravam seus mortos em sepulturas construídas com muito carinho e dedicação.

O homem de Neandertal viveu na Europa e na Ásia provavelmente entre 300 mil e 30 mil anos atrás. Acredita-se que o Homo neanderthalensis tenha convivido, em algum momento, com o Homo sapiens – nossa própria espécie (Imagem: Hermann Schaaffhausen/Wikimedia Commons)
“Parece que eles também cuidavam de seus velhinhos e dedicavam bastante tempo para proteger o corpo deles depois que morriam”, disse à CHC Online o arqueólogo Cédric Beauval, do serviço arqueológico Archéosphère. A conclusão é resultado de anos de trabalho no sítio arqueológico de La Chapelle-aux-Saints, na França.
Nos locais analisados, cientistas encontraram ossos de renas e de bisões. Esses ossos apresentavam indícios de que tinham sido danificados pelas chuvas e ventos, ou mesmo por animais que se aproveitavam dos restos mortais da bicharada.
Esperava-se que o mesmo acontecesse com os ossos dos homens das cavernas, certo? Mas não foi o que os pesquisadores notaram. Na verdade, os ossos daqueles hominídeos estavam relativamente bem preservados – sugerindo, portanto, que os homens das cavernas tomavam cuidados especiais para protegê-los após a morte.

Sítio arqueológico de La Chapelle-aux-Saints, onde já foram encontrados diversos homens de Neandertal (Foto: Divulgação)
Já se suspeitava que os neandertais enterrassem seus mortos, mas o tema ainda gera dúvida entre os cientistas. Agora, a hipótese de que eles faziam esses sepultamentos é ainda mais forte. “De fato, temos boas razões para acreditar que os Neandertais não eram muito diferentes de nós”, pondera Cédric.
Anna Elise
Eles sabiam fazer fogo?
Publicado em 14 de julho de 2018
Anna Elise
Eu ainda estou com essa dúvida na minha cabeça!
Publicado em 18 de maio de 2019
arthur
ele sabia construir pelomen.
Publicado em 14 de julho de 2020
DAVI HENRIQUE
EU ACHO LEGAL ONDE GUARDAVAM OS CORPOS
Publicado em 4 de julho de 2021
Nicolas
qual língua eles falam
Publicado em 26 de julho de 2021
Nickolas do 3º ano
Gostei da matéria porque fala sobre as cavernas!
Publicado em 4 de novembro de 2021