Você ganha um pacote de deliciosos biscoitos recheados com chocolate. Antes de devorá-los, examina a embalagem. Nela vem uma tabela dizendo que a gostosura tem um montão de calorias, vitaminas, proteínas e uns três tipos de gordura… Ué, gordura não é tudo a mesma coisa? Não. É justamente por serem muito diferentes que, a partir de agosto, tornou-se obrigatório vir escrito no rótulo de todos os produtos a quantidade de cada uma delas.
A gordura chamada trans é a principal vilã, apesar de ser a mais eficiente em deixar os alimentos mais crocantes, sequinhos, duráveis e apetitosos. É justamente por isso que as indústrias gostam tanto de usá-la em seus produtos… Portanto, é bem comum encontrá-la em grande quantidade nas delícias industrializadas, como sorvetes, batatas-fritas, pipocas, salgadinhos, biscoitos, bolos e principalmente na margarina. Os animais ruminates também produzem pequenas quantidades dessa gordura e, portanto, ela pode estar presente em certos alimentos como a carne e o leite de vaca.
Toda gordura engorda, mas a trans é distinta das outras, pois era líquida e foi transformada em sólida e essa transformação é que a torna tão maléfica. A nutricionista Vera Lucia Chiara, que estuda o assunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), contou à CHC On-line que essa gordura vai se acumulando em nosso corpo ao longo dos anos e pode causar doenças no coração e nas artérias.

A quantidade de gordura trans é declarada somente em gramas nas tabelas nas embalagens dos alimentos porque não existe uma dose recomendada para se ingerir por dia. O ideal seria não comer nada dela, mas o importante é não ultrapassar 2 gramas por dia.
Chiara explica que as outras gorduras – que aparecem nos rótulos como as ‘insaturadas’ – a gente até precisa comer. “Elas são essenciais porque participam de algumas funções do nosso corpo e não podemos produzi-las. Assim, são fundamentais em todas as fases da vida, especialmente na infância, quando crescemos e nos desenvolvemos”. Já a trans , não satisfeita em não prestar para essas funções, ainda atrapalha as outras!
Portanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitára (Anvisa) – parte do governo responsável por controlar essas questões – diz que é seguro para a saúde ingerir apenas menos de 2 g de gordura trans por dia. Só que essa quantidade é tão pequena que apenas as refeições dariam conta, ou seja: não sobra quase nada para as guloseimas industrializadas! E agora?!?
O que podemos fazer, a partir de agora, é sempre olhar a tabelinha nas embalagens das comidas, que informa a quantidade (em gramas) dessa gordura. Dê preferência às guloseimas que não tenham as trans, para forçar as indústrias a se preocuparem mais com a nossa saúde e mudarem seus ingredientes para outros mais saudáveis. Você também pode fazer as contas: somar toda a quantidade de gordura trans que comeu no dia. Se chegar à quantidade máxima, guarde o resto das guloseimas para o dia seguinte!
pedro
o texto e muito legal e certo.
Publicado em 16 de junho de 2020
Laura Oliveira Leite
eu adorei ler esse texto
Publicado em 18 de junho de 2020
felipe aranha
eu achei muito interessante
Publicado em 20 de junho de 2020
Júlia Marina Viana dos Santos
Muito legal o texto bem explicativo e a aprendizagem vai além do que agente imagina li porque a minha professora indicou
Publicado em 22 de junho de 2020
Rafaella Domings da Silva
muito legal porque podemos aprender e desculbrir outras coisas.
Publicado em 3 de julho de 2020
Laura Zaratini Simone
hoje nos temos o beneficio de encontrar todas as receitas dos alimentos em seus rótolos,facilitando para termos uma saúde melhor
Publicado em 7 de julho de 2020
Maria Rita Mendes Soares
Nossa essa gordura ai parace ser bem maléfica mesmo,vou manerar nos biscoitos e etc?
Publicado em 11 de junho de 2021
Yuri de Souza Silva
Muito bem escrita! Gostei muito de ler! A revista chc e muito boa de se ler eles explicam muito bem! A além disso descobri coisas sobre a gordura.
Publicado em 11 de junho de 2021
Maria Eduarda Andrade César Santana
Eu adorei,muito,muito bem escrito a revista chc foi uma das melhores ue ja li,Depois disso vou procurar melhorar mais minha alimentação.
Publicado em 11 de junho de 2021
Davi César Silva Aguila
Vou começar a olhar o rótulo dos alimentos antes de comprar, para eu ter uma alimentação mais saudável. ??
Publicado em 11 de junho de 2021
Joshua Davi Palmeira de Oliveira
antes de ler essa matéria não sabia sobre essa gordura, mas agora eu vou maneirar com os salgadinhos. E achei muito interessante
Publicado em 11 de junho de 2021
Leonardo Henrique Silva
Gostei muito do texto, e achei muito interessante, melhor eu parar um pouco de comer esses alimentos
Publicado em 11 de junho de 2021
Luan do Nascimento
Achei muito interessante essa matéria ,ela me mostrou que estou consumindo gordura trans demais no dia a dia e isso pode me fazer muito mal futuramente então vou começar a dividir meus pacotes de bolacha pra não comer tudo em um só dia
Publicado em 14 de junho de 2021
Heliza gabriela martins de almeida
Eu tento manter os dois mas as vezes eu não comsigo eu gostô de fruta e doces
Publicado em 14 de junho de 2021
Ana Beatriz Alvarenga de Castro
Achei muito divertido e importante aprendermos sobre os alimentos e as informações nos rótulos.
É muito importante a gente ter uma alimentação saudável , não podemos ficar só nos doces, não é mesmo? Ter uma alimentação balanceada nos ajuda a ter resistência contra as doenças.
Publicado em 18 de junho de 2021